top of page

O sentido da História Ambiental


Convento e Igreja de São Francisco em João Pessoa, Paraíba. Foto: H.Pardini, 2020.
Convento e Igreja de São Francisco em João Pessoa, Paraíba. Foto: H.Pardini, 2020.

Hoje quero contar um pouco para vocês porque este campo do conhecimento faz sentido para mim.


Desde que entrei na faculdade para fazer história (isso já faz muito tempo) uma das minhas maiores angústias era tentar atribuir uma função social à minha formação, o que se traduz na tradicional pergunta que assombra os historiadores e historiadoras de tempos em tempos: para quê serve a história?


Pois bem, eu encontrei esta resposta em duas instâncias: na minha atuação como professora e na minha prática como pesquisadora em história ambiental.


Um dos papéis da história ambiental - são diversas linhas e temas de pesquisa, esta é apenas uma delas - é esmiuçar as relações de poder que fundamentam os usos do que chamamos de “natureza”; é desnaturalizar (acabar com a neutralidade) e situar os discursos que nos fazem pensar que o ambiente que nos constitui está disponível para todos e de forma igualitária.


Além desta ideia ser completamente equivocada e centrada nos humanos como dominadores de todas as outras espécies e do meio físico, o acesso ao que se chama de “recursos naturais” (outra expressão antropocêntrica) geralmente se dá de forma desigual. Um exemplo disso são os impactos dos desastres socioambientais, que geralmente prejudicam aqueles que são socialmente mais vulneráveis. Aqueles que não podem comprar a água mineral em períodos de crise de abastecimento hídrico, que não podem pagar para viver em lugares dignos e seguros, que não podem escolher a comida que comem (consumir alimentos orgânicos ainda é um privilégio de poucos).


Ou seja, a história ambiental nos ajuda a compreender que as relações de poder se materializam nos usos que se fazem da natureza e eu encontrei nesses estudos o sentido pra minha história.

E você? Qual sentido dá à sua profissão e como a história ambiental poderia agregar valor ao seu exercício profissional?

 

Como citar este texto:


CAPANEMA, Carolina M. O sentido da história ambiental. Viçosa. 2021. Disponível em: https://emtudovejonatureza.wixsite.com/inicio/post/o-sentido-da-historia-ambiental. Acesso em: [Data de acesso].



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page