top of page

Literatura, natureza e imaginação


Campos rupestres em Minas Gerais. Foto: H. Pardini, set.2021.
Campos rupestres em Minas Gerais. Foto: H. Pardini, set.2021.

“Não é esplêndido pensar em todas as coisas que existem para descobrir? Isso me deixa feliz por estar viva: o mundo é muito interessante. E ele não seria nem metade de tão interessante se já soubéssemos de tudo, concorda? Não haveria espaço para a imaginação...”.


Trecho do livro “Anne de Green Gables”, de Lucy Maud Montgomery (1874-1942), que traz sensíveis e detalhadas descrições da paisagem da Ilha do Príncipe Eduardo no início do século XX. Veja o trecho a seguir:


"Uma imensa cerejeira crescia do lado de fora, tão perto que seus ramos encostavam na casa, e tão densa em sua floração que quase não dava para se ver as folhas. Em cada canto da residência havia um pomar: um de macieiras e um de cerejeiras, ambos igualmente cobertos por flores. A grama que os cercava era polvilhada com dentes-de-leão. Havia lilases arroxeados no jardim logo abaixo, e sua fragrância estonteantemente doce flutuava até a janela pela brisa da manhã. Depois do jardim, um campo verdejante repleto de trevos descia para a ravina na qual o riacho corria e onde também cresciam dezenas de bétulas brancas. As árvores brotavam com suavidade de amontoados de samambaias, musgos e toda sorte de coisas da natureza, sugerindo deliciosas possibilidades".

Já pensou como seria viver no Brasil de 2021 sem imaginação? Nesse caos político e socioambiental? A Anne, protagonista desta história ambientada no Canadá e originalmente publicada em 1908, chama atenção por sua capacidade imaginativa e geradora de ideias que davam intensidade à sua vida, ainda que estivesse mergulhada na dura realidade de sua condição de criança órfã. Isso não a ajudava a resolver problemas estruturais, mas minimizava o impacto deles em sua vida cotidiana.


A foto é da minha última expedição aos campos rupestres de Minas Gerais, que me levou a conhecer plantas, rochas e animais que não conhecia e a imaginar muitas histórias. A literatura e a natureza são grandes fontes de imaginação, não acham?


Imaginemos!

 

Referências:


MONTGOMERY, Lucy Maud (1874-1942). Anne de Green Gables. São Paulo: Book One, 2020.


Para quem se interessar pela leitura, recomendo também a série intitulada "Anne with an E", lançada pela Netflix em 2017, inspirada no livro de Lucy Montgomery. https://www.netflix.com/br/title/80136311.


 

Como citar este texto: CAPANEMA, Carolina M. Literatura, natureza e imaginação. Viçosa. 2021. Disponível em: https://emtudovejonatureza.wixsite.com/inicio/post/literatura-natureza-e-imaginacao. Acesso em: [Data de acesso].








29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page