top of page

Fontes para a História Ambiental

Atualizado: 9 de fev. de 2021



Hoje Belo Horizonte completa 123 anos de fundação.


Amo a cidade onde nasci, apesar de todas as suas contradições. Sabemos que seu território não existe há apenas cento e vinte três anos e que ele foi e ainda é palco de inúmeras disputas e representações. Esta da cidade planejada fundada em 1897 é apenas uma delas, mas a que acaba sendo mais lembrada por fazer referência aos poderes instituídos.


Mas o que eu quero divulgar aqui é este catálogo, com o qual tenho uma ligação afetiva e profissional. Trata-se de um guia de pesquisa no qual são identificadas as normas jurídicas sobre a temática da arborização municipal de Belo Horizonte.


Ele compila a legislação de um período de quase um século (1891-1986), abrangendo até mesmo os anos que antecederam a fundação da cidade. O catálogo não se restringe à legislação sobre arborização, mas trata também de variados temas relacionados à gestão das áreas verdes do município.

Este guia de pesquisa é uma fonte riquíssima de estudos para a história ambiental, mas também para pesquisas em outras áreas do conhecimento (vejam uma prévia na foto abaixo). Foi desenvolvido em parceria entre o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e o grupo de pesquisa História e Natureza, coordenado pela professora Regina Horta Duarte.




Tive o prazer de coordenar uma fase da pesquisa com uma amiga e historiadora querida que admiro e me acompanha de perto na vida, Lays Silva de Souza e devo a outro grande amigo a possibilidade desta realização, Yuri Mello Mesquita, que na época ocupava a diretoria do Arquivo. Tudo isso me faz lembrar das amigas e amigos que fiz naquele espaço institucional onde trabalho e amizade se mesclavam de uma maneira geralmente difícil de se experimentar. Envio a elas o meu amor e agradecimento pelos anos de convivência.


Para quem deseja conhecer mais sobre o catálogo, em 2017 publiquei um artigo intitulado "As árvores e a cidade: temas de pesquisa no catálogo de fontes sobre arborização em Belo Horizonte", em que apontei temas para investigações no mesmo, com o intuito de incentivar a pesquisa científica sobre as interações entre sociedade e natureza em Belo Horizonte.


O texto tem como premissa o entendimento de que o ambiente não se configura apenas como um espaço onde a história se desenrola, mas também como um campo de batalhas de ideologias e de representações políticas, sociais e culturais.


 

O catálogo está disponível on line no endereço: https://issuu.com/apcbh/docs/catalogo_de_fontes.


Para acessar meu artigo sobre catálogo, clique no título abaixo:

CAPANEMA, Carolina Marotta. As árvores e a cidade: temas de pesquisa no catálogo de fontes sobre arborização em Belo Horizonte. REVISTA ELETRÔNICA DO ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE, v. 4, p. 120-150, 2017.

 

Como citar este texto:


CAPANEMA, Carolina M. Fontes para a História Ambiental. Viçosa. 2020. Disponível em: https://emtudovejonatureza.wixsite.com/inicio/post/fontes-para-a-historia-ambiental. Acesso em: [Data de acesso].



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page