top of page

Florilégio: uma antologia da natureza

Atualizado: 2 de nov. de 2021


Extrema, sul de Minas Gerais. Foto: Herbert Pardini, 2018.
Extrema, sul de Minas Gerais. Foto: Herbert Pardini, 2018.

Como vocês sabem, eu vejo natureza em tudo. Não apenas quando estou no campo, imersa no que chamamos de “mundo natural”, mas também quando estou lendo. E lendo qualquer tipo de texto, seja literatura, obras da minha área de atuação profissional, poemas, letras de música, bulas de remédio, qualquer coisa!


E, hoje, diante desta minha obsessão em ver natureza nas letras e até letras na natureza, resolvi abrir uma seção no site para compilar excertos de textos que tratam da temática “natureza”.


Pois bem! Me lembrei de Sérgio Buarque de Holanda (grande historiador brasileiro, pai do Chico) e de sua “Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Colonial”, e decidi que o nome da página seria, então, “Antologia da Natureza”.


Mas, ao consultar o Hoauiss (concorrente do Aurélio, que é primo do Sérgio e do Chico) para me certificar de que estava usando o termo de forma adequada (compulsão de pesquisadora), descobri que o significado de antologia não se restringe a “coleção de textos (…) organizados segundo tema, época, autoria”, mas também refere-se a uma área da botânica, “estudo das flores”, “coleção de flores escolhidas; florilégio”.


Florilégio!!! Vejam que privilégio o meu! Descobri que existe uma palavra ainda mais adequada para dar nome a minha ideia! Uma palavra que sintetiza tudo o que eu queria dizer e atribui mais beleza ao ainda não dito.


Então, a partir de agora usarei apenas “florilégio”, em substituição a “privilégio” (aqui só como trocadilho!), mas também darei início a seção Florilégio: uma antologia da natureza.


Sejam bem vindas e bem vindos! Convido a todas/os para indicar obras, textos, e excertos sobre o tema.


 

Referências


FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio da Língua

Portuguesa, versão 5.11, 2004.


HOLANDA, Sérgio Buarque de. Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Colonial. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.


HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa.

1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009 (CD-ROM).

 

Como citar este texto:


CAPANEMA, Carolina M. Florilégio: uma antologia da natureza . Viçosa. 2020. Disponível em: https://emtudovejonatureza.wixsite.com/inicio/post/florilegio-uma-antologia-da-natureza. Acesso em: [Data de acesso].



59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page